sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A origem das expressões populares

Expressão inglesa OK



"OK"(okay) é mundialmente conhecida pra dizer que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, nos EUA. Durante o conflito, quando o soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre as tropa, escreviam em uma placa "O Killed"nenhum morto, expressando sua grande satisfação.

É do tempo da onça


Essa frase surgiu da época do capitão Luís Vahia Monteiro, governador do RJ de 1725 a 1732 e seu apelido era onça. Numa carta que escreveu ao rei Dom João VI, Onça declarou que -Nesta terra todos roubam, só eu que não roubo. Houve uma época em que o governador foi apelidado de virgem de bordel.

Pôr em pratos limpos



 Primeiro restaurante foi aberto na frança em 1765. Estabeleceu- se desde o início que a conta seria paga após a pessoa comer, ao contrario do que depois veio a acontecer com os lanches rápidos. Quando o dono ou o garçom vinha cobrar a conta e o cliente ainda não havia feito a refeição, os pratos limpos eram a prova que ele nada devia. A frase passou a servir de metáfora na resolução de conflitos. Quem gostava de pôr tudo em pratos limpos, com "a alma lavada e enxugada", era o personagem Odorico Paraguaçu, criado por Dias Gomes em O bem-amado e vivido por Pelópidas Gracindo, mais conhecido como Paulo Gracindo (1911-1995).


Custar os olhos da cara

Deu origem num costume bárbaro de tempos antigos. Os olhos eram considerados muito valiosos. Então, governantes depostos, prisioneiros de guerra e outros tipos de inimigos, tinham seus olhos arrancados depois de um golpe ou batalha. Os vencedores acreditavam que desse modo, os derrotados teriam poucas chances de se vingar porque se tornariam inofensivos.

Onde Judas perdeu as botas


Depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar, enforcando-se numa árvore e se matou sem as botas. E os dinheiros não foram encontrados com ele, os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde provavelmente, estaria o dinheiro. É omissa a história daí a frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.

Guardar a sete chaves



No século XIII, os reis de Portugal adaptavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves.
O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico que lhe era atribuído, algo presente nas religiões primitivas babilônicas e egípcias. Um exemplo da simbologia do número sete é a quantidade de selos com os quais os testamentos romanos eram lacrados na Idade Média. A partir daí começou-se a utilizar o termo "guardar a sete chaves" para designar algo muito bem guardado.

Dor-de-cotovelo


Expressão usada pra quem sofreu de uma decepção amorosa, tem sua origem na figura de uma pessoa sentada em um bar e com os cotovelos em cima do balcão, enquanto toma uma bebida e lamenta a má sorte no amor. De tanto o apaixonado ficar com os cotovelos apoiados sobre o balcão, os mesmos deve doer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas rápidas para nos mamães super ocupadas

Este e-book foi desenvolvido para pessoas que querem manter a linha saudável, com disciplina, sem perder os prazeres de comer bem e o sabor ...